De volta a 2012, Ben McMahon, um rapaz natural de Melbourne, Austrália, entrou em coma durante uma semana, após um terrível acidente de carro. Depois de acordar do coma, sua família estava insegura se ele sairia daquela situação ou não.
As habilidades de fala de Ben em sua língua materna, o inglês, levaram algum tempo para se normalizar. Contudo, para a surpresa de todos, ele acordou capaz de se comunicar em uma língua totalmente diferente — o mandarim.
Quando acordou e se deparou com uma enfermeira que parecia ser chinesa, imediatamente começou a falar fluentemente mandarim, uma habilidade que ele não possuía antes de entrar em coma.
Os médicos acreditam que os “circuitos” correspondentes ao aprendizado da língua inglesa no cérebro de McMahon foram danificados por causa do acidente de carro que sofreu. Enquanto, os do mandarim se sobressaíram.
Embora seus pais tenham ficado agradecidos quando o filho finalmente acordou, compreensivelmente, ao se deparar com um filho que falava fluentemente o mandarim, mas não conseguia dizer uma palavra em inglês.
Obviamente, McMahon já tinha dito alguma experiência com a língua. Ele admitiu que havia passado um tempo em Xangai antes do acidente e que também tinha aulas de mandarim no ensino médio. No entanto, não estava nem perto de falar a língua fluentemente.
Ben decidiu aproveitar sua capacidade recém-descoberta, iniciando aulas de mandarim na Universidade de Melbourne. Desde então, ele tem conseguido usar nova habilidade e entrou em um concurso de língua tradicional chinesa, liderando turnês em mandarim, e até mesmo apresentando um programa de televisão chinês em algum momento.
Atualmente, reside em Xangai, onde os chineses nativos estão impressionados com a desenvoltura do australiano em falar mandarim.