Vídeos como esse nos dão uma razão para acreditar na humanidade e confortam nossos corações. Um vídeo que mostra um professor de educação física com um aluno cadeirante no colo, para que ele conseguisse participar da brincadeira de pular corda, viralizou nas redes sociais. A publicação foi feita na última quinta (31) e já acumula mais de 900 mil visualizações e 18 mil compartilhamentos.
O registro é sobre Heitor, aluno da escola Sítio I e João Hoffmann é professor de educação física, de Taubaté (SP). A criança, de 7 anos, estava em um horário livre para brincadeiras e viu um grupo pulando corda. Heitor pediu ajuda ao professor para participar daquele momento. Em resposta, João pegou o aluno no colo e pulou corda com ele.
Sem pretensão, outro professor gravou a cena e João postou em sua rede social, mas diz que não esperava a grande repercussão. “Tento sempre trabalhar de maneira que ele possa ser incluído, para a turma também não colocar limitações para ele. É uma criança com deficiência, mas queria que tivesse aquele momento. Foi um gesto simples, mas que eu sei que para ele fez diferença”, explica em entrevista ao G1.
Incluir para transformar
A mãe de Heitor, Natália Nascimento Magalhães, diz que a simples atitude do professor fez com que o comportamento do filho mudasse. “A aula de educação física sempre foi uma aula que não era tão divertida, os professores acabavam deixando para lá porque ele é deficiente e não tinha como incluir. Agora está sendo muito diferente. Os dias preferidos dele são terça e quinta, quando acontecem as aulas de educação física. O trabalho que o João faz é incrível”, disse.
Natália ainda lembra da dificuldade para encontrar profissionais capacitados para lidar e incluir crianças com deficiência. “A criança já passa por uma série de restrições e ter essa inclusão deixa tudo mais leve. Ele se diverte muito, quando tem futebol fica no gol, as próprias crianças passam a ter uma outra visão. Seria bem melhor se todo mundo pensasse assim”, conta.
O professor explica que desde quando assumiu a turma de Heitor, no início do ano, se preocupa em aplicar atividades que a turma compreenda a importância da inclusão. Por este motivo, essa não é a primeira vez em que João é filmado incluindo o aluno em brincadeiras do dia a dia das crianças. Em outro momento, ele foi flagrado brincando de pega-pega com Heitor nas costas.
Fonte: O viral