No último sábado (2), o programa Altas Horas, da Rede Globo, recebeu a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.
E os cantores fizeram uma piada que gerou muita polêmica. A dupla relembrou de um momento no início da carreira quando ao se apresentar em uma penitenciária, lhe pediram para cantar samba. “Eu falei ‘desculpe, é que a gente não sabe cantar nenhum samba’. E o Fabiano: ‘E tem mais. Na minha opinião, samba é música de bandido”, contou César.
“Além do mais, samba é música de bandido.”
Disse César Menotti e Fabiano.Nojo dessa dupla. #programaaltashoras#altashoras#sambaécultura#cesarmenottiefabiano pic.twitter.com/dVGvn7Tw1R
— Jorgge Luiz (@ginho976) 3 de junho de 2018
Caro César Menotti, fazer “piada” dizendo que samba “é música de bandido” é mostrar o seu total desconhecimento sobre a cultura musical deste país. Aliás, caro César Menotti, isso não me surpreende, pois a sua música é uma afronta ao sertanejo real. Sua música não tem história.
— Viaro (@Prof_Viaro) 3 de junho de 2018
Apesar da plateia ter se divertido com a brincadeira, o cantor recebeu uma enxurrada de críticas na internet, inclusive da cantora Alcione.”César Menotti, eu, Alcione, cantora popular, aprendi a gostar do samba e a respeitá-lo desde cedo. Embora eu seja da terra do bumba-meu-boi, tenho noção da importância do samba para esse país. Respeite o sambista, respeite o samba, respeite as Escolas de Samba e uma coisa é certa… o Samba é do mundo inteiro, portanto, me respeite”, escreveu a cantora nas redes sociais.
Após a repercussão negativa, César Menotti resolveu se desculpar por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram.“Para quem se ofendeu, peço humildemente perdão. Mas não era essa a minha intenção. Minha intenção era só contar um causo para descontrair. E, com certeza, uma piada não representa a minha opinião. Aquilo não é a minha opinião sobre o samba, essa música que eu admiro e respeito e profundamente”, disse ele na rede social.