Ícone do site Tô Chocada

Empresa transforma lixo retirado do mar em baldes, vasilhas e até vassouras

Que incrível! Uma empresa portuguesa lançou uma inovadora linha de produtos de limpeza feitos a partir do lixo marítimo reciclado.

Vasilhas, vassouras, potes, baldes e cestos feitos com resíduos marítimos chamaram a atenção do público presente na maior feira mundial de artigos para o lar, em Frankfurt, na Alemanha.

“Vamos ser os primeiros no mercado a fazer o aproveitamento de redes e cordas de pesca, todo o material que resulta da indústria piscatória, que não tinham encaminhamento, para fabricar produtos para a casa”, anunciou Fernando Teixeira, presidente executivo da Fapil.

A primeira leva de produtos contém 20% de resíduos marítimos reciclados em sua composição.

“Cada um de nós tem de fazer o que está ao seu alcance e a Fapil procura alternativas que possam ajudar o ambiente, procurar materiais que não estavam a ter um destino para serem valorizados”, sustentou.

De acordo com a empresa, os produtos serão disponibilizados a partir de março em Portugal e em toda a União Europeia – ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Futuramente, o objetivo é usar 100% do plástico reciclado para fabricar os artigos de limpeza.

Fernando Teixeira, CEO da Fapil.

Além de ser pró-meio ambiente, a iniciativa é lucrativa: este ano, a Fapil teve faturar € 22 milhões (R$ 104 milhões) em volume de negócios. Uma alta de 10% em comparação com o ano passado.

A Fapil foi fundada há 45 anos por uma família simples de Lisboa. Há duas décadas, ela fabrica produtos usando plástico reciclado, além de reaproveitar resíduos que geralmente são incinerados.

Sair da versão mobile