Advertisements

O câncer de mama é uma doença que acomete diversas mulheres em todo o mundo e, apesar de ser um fardo pesado, as chances de recuperação são altíssimas com o diagnóstico precoce.

Pensando em trazer uma pontinha de esperança à batalha respeitável de todas aquelas que enfrentam o problema, você vai se inspirar, em meio ao Outubro Rosa, com 5 famosas que também carregaram esse fardo e tiveram uma vitória linda e incrível.

1. Patrícia Pillar
Foto: Reprodução/instagram

A atriz, que descobriu o câncer de mama em 2001, é um exemplo de superação para todas as brasileiras. Durante o tratamento, Patrícia continuou trabalhando e ainda se envolveu em assuntos políticos de nível nacional. Sua força fica muito evidente em seus papéis ao longo da carreira – a sem-terra Luana, em O Rei do Gado, e a inesquecível Flora, vilã de A Favorita, por exemplo – mostram como a atriz encara sua profissão com muita seriedade.

2. Elba Ramalho
Foto: Reprodução/instagram

A cantora paraibana foi diagnosticada com câncer de mama em 2010. Elba procurou auxílio médico quando notou mudanças hormonais no corpo, como o crescimento acelerado de pêlos. Além disso, ela notou que um cisto no seio, o qual ela já carregava há anos, havia mudado de forma e tamanho.

No caso de Elba, o câncer era hormonal e fora diagnosticado cedo – o que facilitou o tratamento e deu mais chances à sua eficiência. Não foi necessário fazer sessões de quimioterapia e a retomada de uma rotina saudável e o equilíbrio emocional ajudaram muito a cantora.

3. Arlete Salles
Foto: Reprodução/instagram

A atriz, que completou 77 anos em 2019, cerrou uma luta árdua contra o câncer de mama que a acometeu aos 72. Além das quimioterapias, ela passou também por cirurgias.

Advertisements

Hoje, depois de uma linda vitória, Arlete relembra das dificuldade do tratamento, mas mostra como o apoio dos amigos – e dos cães – foi fundamental para que ela se mantivesse firme. O amor pela profissão e o retorno aos palcos também ajudaram no processo.

4. Antonia Frering
Foto: Reprodução/instagram

A atriz, que agora é dona de um canal sobre variados assuntos cotidianos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2011. Apesar de o processo ser bastante rápido – 3 dias após o diagnóstico já foi iniciado o tratamento – a descoberta foi um peso para ela.

Porém Antonia enxerga a doença como um “filtro” que a fez enxergar a vida de uma maneira diferente e a dar menos valor àquilo que não importa tanto.

10. Ana Furtado
Foto: Reprodução/instagram

Por fim, um exemplo de uma mulher forte que, apesar de ainda estar em tratamento, já é, sim, uma vencedora. A atriz e apresentadora Ana Furtado veio a público, em 2018, com seu diagnóstico de câncer de mama. Com muita comoção, Ana fala da importância do autoexame, que foi o pontapé inicial do processo.

A apresentadora vem passando por sessões de quimioterapia e se sente confortável o bastante para expor essa rotina, já que isso pode, inclusive, trazer mais força às mulheres que enfrentam a doença no anonimato. À Ana Furtado, nosso muito obrigada pela coragem e inspiração. Quem quiser acompanhar a luta da atriz, ela posta várias mensagens na sua página.