O câncer de mama é uma doença que acomete diversas mulheres em todo o mundo e, apesar de ser um fardo pesado, as chances de recuperação são altíssimas com o diagnóstico precoce.
Pensando em trazer uma pontinha de esperança à batalha respeitável de todas aquelas que enfrentam o problema, você vai se inspirar, em meio ao Outubro Rosa, com 5 famosas que também carregaram esse fardo e tiveram uma vitória linda e incrível.
1. Patrícia Pillar
A atriz, que descobriu o câncer de mama em 2001, é um exemplo de superação para todas as brasileiras. Durante o tratamento, Patrícia continuou trabalhando e ainda se envolveu em assuntos políticos de nível nacional. Sua força fica muito evidente em seus papéis ao longo da carreira – a sem-terra Luana, em O Rei do Gado, e a inesquecível Flora, vilã de A Favorita, por exemplo – mostram como a atriz encara sua profissão com muita seriedade.
2. Elba Ramalho
A cantora paraibana foi diagnosticada com câncer de mama em 2010. Elba procurou auxílio médico quando notou mudanças hormonais no corpo, como o crescimento acelerado de pêlos. Além disso, ela notou que um cisto no seio, o qual ela já carregava há anos, havia mudado de forma e tamanho.
No caso de Elba, o câncer era hormonal e fora diagnosticado cedo – o que facilitou o tratamento e deu mais chances à sua eficiência. Não foi necessário fazer sessões de quimioterapia e a retomada de uma rotina saudável e o equilíbrio emocional ajudaram muito a cantora.
3. Arlete Salles
A atriz, que completou 77 anos em 2019, cerrou uma luta árdua contra o câncer de mama que a acometeu aos 72. Além das quimioterapias, ela passou também por cirurgias.
Hoje, depois de uma linda vitória, Arlete relembra das dificuldade do tratamento, mas mostra como o apoio dos amigos – e dos cães – foi fundamental para que ela se mantivesse firme. O amor pela profissão e o retorno aos palcos também ajudaram no processo.
4. Antonia Frering
A atriz, que agora é dona de um canal sobre variados assuntos cotidianos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2011. Apesar de o processo ser bastante rápido – 3 dias após o diagnóstico já foi iniciado o tratamento – a descoberta foi um peso para ela.
Porém Antonia enxerga a doença como um “filtro” que a fez enxergar a vida de uma maneira diferente e a dar menos valor àquilo que não importa tanto.
10. Ana Furtado
Por fim, um exemplo de uma mulher forte que, apesar de ainda estar em tratamento, já é, sim, uma vencedora. A atriz e apresentadora Ana Furtado veio a público, em 2018, com seu diagnóstico de câncer de mama. Com muita comoção, Ana fala da importância do autoexame, que foi o pontapé inicial do processo.
A apresentadora vem passando por sessões de quimioterapia e se sente confortável o bastante para expor essa rotina, já que isso pode, inclusive, trazer mais força às mulheres que enfrentam a doença no anonimato. À Ana Furtado, nosso muito obrigada pela coragem e inspiração. Quem quiser acompanhar a luta da atriz, ela posta várias mensagens na sua página.